quarta-feira, 24 de abril de 2013

UMA SÓ NECESSIDADE

Somos todos diferentes. Temos necessidades diferentes. Porém, todos nós, sem excessão, temos a necessidade de sermos aceitos. A rejeição é o pior dos sentimentos. Estamos todos mobilizados contra qualquer tipo de rejeição, exclusão, bulling, preconceito - só que isso só na teoria. Ainda somos pessoas que achamos muito mais fácil excluir do que incluir, odiar do que amar, porque somos tendenciosos a seguir simplesmente o curso de nossa natureza humana.
Na leitura bíblica de Lucas, capítulo 18, versículos 35 e seguintes, encontramos a história de dois homens. Embora tão direfentes (um era rico, o outro era pobre - um tinha um bom emprego, o outro era cego), ambos eram desprezados. Desprezados pela sociedade em que viviam e pelo sistema religioso da época. Entretanto, Jesus, ao passar por Jericó (cidade em que moravam), tem um encontro pessoal com esses dois homens. O primeiro exemplo que Jesus deu a nós foi o exemplo da aceitação. Embora a sociedade criticasse Jesus; embora a religião não concordasse com Cristo, ele os aceitou, não desprezou.
Penso o seguinte: por mais que a sociedade exclua, nós, igreja, como representantes de Cristo, precisamos abrir os braços para incluir. Sabe porque? Por que, quando abrimos os braços pra incluir, criamos oportunidades pra mudança. Jesus incluiu o cego, este foi curado de sua cegueira. Jesus incluiu o Zaqueu, este foi curado de sua avareza. Jesus nos inclui pra que possamos ser pessoas melhores. Uma vez alcançado pelo amor e compaixão do Mestre, podemos servir o próximo. É assim que termina a história do Zaqueu. Antes, só pensava em si mesmo. Agora, resolve vender metade dos bens e distribuir aos necessitados.
Eu percebo isso: quando a Igreja (seja lá qual for) abre seus braços pra receber, incluir, isso cria uma oportunidade no coração do desprezado (que agora se sente prezado) de mudança íntima e profunda, que afeta seu relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo (afeta pra melhor).
Que possamos seguir o fidalguíssimo exemplo de Cristo, pois todo ser humano tem a necessidade de ser aceito.
Arnildo Klumb